Grupo de Trabalho de Recomendações IGS Brasil se reúne na próxima semana

Curso Básico de Geossintéticos

Delma Vidal, professora da Divisão de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O Grupo de Trabalho de Recomendações IGS Brasil (PrIGSBR 005-1:2016) volta a se reunir na terça-feira, 14 de fevereiro. O grupo vem trabalhando desde agosto de 2016 na preparação de projetos de Norma a serem encaminhados à Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos da ABNT (CEE 175). Estas reuniões acontecem a partir das 13h30, no Laboratório de Têxteis e Confecções, no 1º andar do Prédio 31 do IPT na Cidade Universitária, em São Paulo.

Esta recomendação se debruça sobre o tema “Geossintéticos: Requisitos Mínimos”, tendo por objetivo a especificação de requisitos a serem seguidos por fabricantes e distribuidores de geossintéticos. A Parte 1, relativa aos Geotêxteis e Produtos Correlatos (geotêxteis, geogrelhas, geotiras, georredes e os geoespaçadores) já se encerrou com a aprovação de projeto de norma a ser encaminhado à CEE 175, e no momento o GT inicia a discussão da Parte 2: Geomembranas. A seguir serão discutidas características para o emprego de geossintéticos em rodovias.

A coordenação dos trabalhos está a cargo da Prof. Dra. Delma Vidal, e as reuniões são mensais e abertas ao público. Os interessados em participar presencialmente ou por e-mail devem encaminhar uma mensagem para igsbrasil@igsbrasil.org.br, solicitando inscrição neste GT e indicando nome completo, RG, empresa/instituição. O texto-base para discussão será encaminhado aos inscritos uma semana antes de cada reunião.

Os encontros em 2017 serão nos dias 14 de março, 11 de abril, 9 de maio, 13 de junho, 8 de agosto, 12 de setembro, 10 de outubro, 7 de novembro e 12 de dezembro.

Nas mesmas datas e local são realizadas, entre 9h e 12h, as reuniões da Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos – CEE 175, nas quais os inscritos no GT também poderão participar.