Geosynthetica promove 2º curso “Qualidade na Instalação de Geomembranas”

gsa-br-workshop-featured-img

Luduik Rosales, geomembranas

Luduik Rosales fala sobre Tubos e Detalhes

Qualidade na Instalação de GeomembranasO Geosynthetica.net.br organiza e promove nos dias 18 e 19 de abril o 2º workshop “Qualidade na Instalação de Geomembranas”, no Instituto de Engenharia, localizado na Rua Dr. Dante Pazzanese, 120 (Vila Mariana, São Paulo). No dia 20 será aplicada a prova de obtenção da certificação do IAGI (International Association of Geomembrane Installers). Serão instrutores nestes dois dias de intenso trabalho os engenheiros Luduik Rosales, Indiara Giugni e Julio Ferreira.

Faça seu Registro On-line

Qualidade na Instalação de Geomembranas

Voltado para técnicos soldadores e chefes de equipe de campo da sua empresa, além de engenheiros e profissionais de empresas contratantes de serviços de instalação de geomembranas (mineradoras, aterros sanitários, entre outros), o workshop tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de instalação de geomembrana no Brasil, e consequentemente elevar o padrão de qualidade deste mercado, tornando a proteção do meio ambiente mais eficaz. Outro objetivo o curso é dar subsídios técnicos e teóricos a participantes que planejam aplicarem para prova de obtenção da certificação do IAGI.

A novidade desta edição é o campeonato de solda, no qual os estudantes soldadores que apresentarem as soldas com os melhores resultados dos ensaios destrutivos mais próximos, porém não menor que os valores recomendados pela especificação GRI-GM19 serão vencedores e ganharão um brinde.

Haverá duas categorias de inscrição: estudante soldador, que participará da parte teórica e fará o treino na parte prática; e o observador, que participará da parte teórica e apenas observará a parte prática. O número de participantes será limitado a 40, sendo 30 vagas reservadas aos soldadores.

Cada estudante da categoria soldador inscrito deverá levar seu equipamento de solda (máquinas de solda por termofusão e por extrusão).

O workshop conta com o apoio do IGS Brasil. Para mais informações e inscrições entre em contato com André Lacerda (andre@geosynthetica.net) ou Julio Ferreira (jferreira@tri-env.com)

Faça o Download do Folheto (PDF)

Saiba mais sobre os Instrutores:

Luduik Rosales

Especialista em geossintéticos com 20 anos de experiência em vários projetos de mineração. Realizou, como supervisor de projetos de QA/QC (Quality Assurance/ Quality Control), serviços de controle de qualidade em aproximadamente 22 milhões de metros quadrados de geomembranas e geossintéticos instalados. Sua experiência inclui a supervisão de instalação de geomembranas em diferentes fases de expansão de pilhas de lixiviação nas mineradoras Pierina, Alto Chicama, Veladero, Yanacocha, Cerro Verde, Tintaya, Cuajone, Tucari.

Julio Ferreira

Doutor em Geotecnia pela Universidade do Texas, em Austin, EUA. Engenheiro Civil e Mestre em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC, USP. . Diretor de operações do TRI Ambiental no Brasil, uma empresa TRI Environmental, Inc. Tem experiência internacional em ensaios de laboratório de verificação e controle de qualidade de geossintéticos, ensaios de laboratório geotécnicos, em serviços de localização geoelétrica de furos em geomembrana coberta por solo  ou líquido ou exposta com experiência em projetos nos EUA e no Brasil na fiscalização de instalação, em realização de de geossintéticos (CQA – Construction Quality Assurance) ou “Verificação da Qualidade da Instalação” com projetos também realizados no Brasil e nos EUA. Colabora com a Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos CEE-175 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com o Grupo de Trabalho de Recomendações do capítulo brasileiro da IGS (Sociedade Internacional de Geossintéticos). É monitor “proctor” oficial para o exame de certificação de soldadores de geomembrana de polietileno, CWT – PE (Certified Welding Technician – Polyethylene) da Associação Internacional de Instaladores de Geossintéticos – IAGI (International Association of Geosynthetic Installers).

Indiara Giugni

Engenheira Civil pela FAAP e Mestre em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos –USP. Atua na área de geossintéticos há mais de 20 anos, sendo Consultora de alguns dos maiores aterros sanitários e mineradoras do país, devido a sua grande experiência em geomembranas de PEAD. Atua também nos projetos/especificação e controle de recebimento de geossintéticos em obras de terra, rodoviárias, de contenção e controle de erosão. Foi Secretária da Comissão de Estudos de Geossintéticos da ABNT, atual CEE 175, de 2001 a 2008. Participou como especialista em Geossintéticos, foco em Geomembranas, em bancas examinadoras de doutorado e de mestrado na Escola de Engenharia de São Carlos – USP. É autora do texto básico que originou a IGSBR GM 01/03: Recomendação da IGS Brasil para Instalação de Geomembranas Termoplásticas em Obras Geotécnicas e de Saneamento Ambiental, atualmente a norma ABNT NBR 16199:2013 Geomembranas Termoplásticas – Instalação em Obras Geotécnicas e de Saneamento Ambiental. Foi Vice Presidente da IGS Brasil – Associação Brasileira de Geossintéticos, chapter da IGS – International Geosynthetic Society, no período 2009-2015. É monitora “proctor” oficial para o exame de certificação de soldadores de geomembrana de polietileno, CWT – PE (Certified Welding Technician – Polyethylene) da Associação Internacional de Instaladores de Geossintéticos – IAGI (International Association of Geosynthetic Installers).

br-workshop-speakers-img

Workshop Sponsors

» www.abctecnologias.com.br
» www.terranovatecnologia.com
» www.nortene.com.br
» www.neoplastic.com.br
» www.igsbrasil.org.br