O Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e a ABMS realizam na quinta-feira, 10, das 16h às 18h, o debate “Segurança de Barragens – Rejeitos”, na sede do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro (RJ).
A segurança das barragens, especialmente das barragens de rejeitos, está sob o foco da mídia e da sociedade desde a tragédia de Mariana (MG), quando duas barragens da empresa Samarco romperam-se em 5 de novembro, provocando mortes, desaparecidos e gerando graves consequências para o meio ambiente.
Diante desse quadro, as duas principais entidades ligadas ao tema decidiram vir a público para apresentar um panorama técnico da construção e segurança de barragens.
O encontro será mediado pela jornalista Sônia Bridi, da Rede Globo de Televisão, que produziu matérias recentes sobre a tragédia em Mariana. A primeira sessão técnica (“A Engenharia de Barragens”) terá palestras de Flávio Miguez, presidente honorário do CBDB, e de Alberto Sayão, ex-presidente da ABMS e professor da PUC-Rio. Carlos Henrique de Medeiros (ABMS-CBDB) fala em seguida sobre a “Lei de Segurança de Barragens
A presidente do Ibama, Marilene Ramos, falará sobre os “Aspectos Ambientais” relativos à segurança de barragens e aos eventuais acidentes. O advogado Sérgio Jacques de Moraes, do escritório Siqueira Castro, aborda questões relativas à “Responsabilidade/Legislação”. Após a apresentação, a jornalista Sônia Bridi será a mediadora dos debates. Quem fará a palestra de encerramento será o engenheiro Joaquim Pimenta D’Ávila (ABMS/CBDB).
O Clube de Engenharia fica na Avenida Rio Branco, 124, no 20º andar, no Rio de Janeiro (RJ ).
**