Monografia sobre Avaliação do uso de reforço geossintético em pavimentos flexíveis fica em 3º lugar em concurso

Mariane Sisdelli de Oliveira recebe premiação por sua monografia “Avaliação do uso de reforço geossintético em pavimentos flexíveis”

Mariane Sisdelli de Oliveira (esquerda) recebe premiação por sua monografia “Avaliação do uso de reforço geossintético em pavimentos flexíveis”

A grande inovação do 8º Encontro Anual IGS Brasil / Geossintéticos em Pauta foi a realização da 1ª edição do Prêmio TCC IGS Brasil, no qual participaram trabalhos de conclusão de curso dos anos de 2016 e 2017 (segundo a organização do concurso no próximo ano serão aceitos apenas os trabalhos apresentados em 2018). A monografia de Mariane Sisdelli de Oliveira, com orientação do professor doutor Ennio Marques Palmeira (UnB), sobre “Avaliação do uso de reforço geossintético em pavimentos flexíveis” ficou em 3º lugar na premiação e foi brevemente apresentada aos presentes no 8º Encontro Anual IGS Brasil / Geossintéticos em Pauta, em São Paulo.

A monografia de Mariane Sisdelli de Oliveira foi finalizada em 2016 e trata-se da segunda parte do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, onde propõe-se uma análise numérica de um trecho rodoviário pavimentado localizado no Distrito Federal, mais precisamente de um trecho em duplicação e outro em construção da BR-020. O estudo dispõe do emprego de geossintéticos aplicados à sistemas de reforço estrutural em pavimentos flexíveis.

Os estudos relativos a tecnologias e associação de novos materiais aos processos de execução convencionais mostram-se especialmente relevantes, visto a busca incessante por melhores técnicas, com resultados mais satisfatórios e que demandem baixa manutenção. Mais que isso, o intento da incorporação de técnicas economicamente viáveis juntamente com práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental ainda é visto como paradigma contraditório da construção civil.

Na primeira parte do trabalho, realizou-se uma revisão bibliográfica e descrição geral do projeto a ser estudado. Aqui, discorre-se sobre temas de estruturas de pavimentos rodoviários, geossintéticos e técnicas de reforço aplicadas em pavimentos.

Já na segunda parte deste estudo, realizou-se uma análise numérica com a utilização do software PLAXIS 2D para a simulação e avaliação do comportamento do pavimento caso fosse aplicado o uso de geossintético em sua construção.

Para mais detalhes sobre o trabalho clique aqui.