Caso de Obra: Repavimentação Asfáltica em Balneário Camboriú (SC)

Maccaferri - Repavimentação Asfáltica

Caso de Obra: Repavimentação Asfáltica

A Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) iniciou no segundo semestre de 2004 um programa de repavimentação asfáltica das principais vias urbanas do município. Entre elas está a Avenida Brasil, que juntamente com a Avenida Atlântica forma o principal eixo viário Norte-Sul da cidade.

O programa iniciou-se antes do período de férias de fim de ano, justamente em função do considerável aumento do tráfego de veículos que a cidade costuma receber com a chegada dos turistas ao Balneário que vão ao litoral nesta época do ano.

Solução

A Univali (Universidade do Vale do Itajaí), com a assistência da Maccaferri do Brasil e aproveitando o programa de recuperação viária, ofereceu ao município a possibilidade de realizar um trecho de prova de repavimentação asfáltica com a aplicação de geotêxtil não-tecido atuando como elemento separador e antirrefletor de trincas.

A Maccaferri acompanhou a execução do trecho de teste que foi assistida pelos alunos da Univali com o intuito de desenvolver um trabalho de conclusão de curso baseado no experimento realizado.

O sucesso do teste foi o fator determinante para possibilitar a obtenção de um banco de dados que possibilitasse novos trabalhos no segmento de pavimentação desenvolvidos pela prefeitura com a colaboração da Univali.

MacTex: Repavimentação Asfáltica

 

Caso de Obra: Repavimentação Asfáltica