Caso de Obra: Muro de Contenção em Solo Reforçado da Arena Corinthians

Solo Reforçado da Arena Corinthians

Estrutura de contenção concluída.

Solo Reforçado da Arena Corinthians

Construção da estrutura de contenção.

Solo Reforçado da Arena Corinthians

Construção da estrutura de contenção.

Da Maccaferri do Brasil – Um ano após o fim da Copa do Mundo do Brasil, todos discutem o legado dos estádios construídos para sediar os jogos da maior das Copas do Mundo. Um dos estádios erguidos foi a Arena Corinthians, que além de abrigar a abertura da competição, recebeu mais 5 jogos em seu campo, com mais de 60 mil espectadores.

Durante as obras para a construção da nova arena alvinegra, situada no bairro de Itaquera, em São Paulo (SP), foi identificada a necessidade da concepção de uma estrutura de contenção de 14m de altura para criação do pátio de estacionamento na parte superior oeste do estádio.

Para a construção do pátio do estacionamento, seria necessária uma estrutura de contenção de cerca de 7.660 m² de área de face, diante do desnível de 14m. Com o avanço dos estudos, criou-se a necessidade da montagem da estrutura metálica para a cobertura do prédio oeste, a qual seria feita por um guindaste com capacidade de carga de 1350 toneladas, o qual transitaria sobre o estacionamento, dificultando assim o emprego de várias soluções estruturais de contenção cogitadas.

A fim de atender as condições de projeto, fazia-se necessária uma solução que fosse flexível, permitindo as acomodações no solo de fundação, resistente devido a elevada sobrecarga de tráfego do guindaste, e de execução simples e rápida, devido ao exíguo cronograma das obras.

Concepção de projeto

A solução ideal mostrou-se na utilização do solo reforçado com as geogrelhas MacGrid® WG e paramento frontal com os elementos Terramesh® System (figura 4). A solução permitiu a utilização do material de aterro da jazida local, proveniente do corte da área do estacionamento, fato vantajoso para o equilíbrio do volume de terraplenagem da obra. Para o dimensionamento e determinação da resistência e comprimento dos reforços foram realizadas no software Macstars as análises de estabilidades internas, como muro (tombamento, deslizamento e pressões na fundação) e análises globais, para as situações de aterro na umidade ótima e saturada, com a carga de tráfego do guindaste. As geogrelhas proporcionaram uma solução otimizada e segura, a fim de garantir a produtividade e estabilidade para as condições de projeto exigidas.

A fim de evitar a saturação e permitir que o aterro trabalhasse em condição drenada, foi proposto o uso do geocomposto drenante MacDrain® 2R, na interface aterro/solo natural, com a função de encaminhar o fluxo drenado até uma base granular na sob a contenção, formada por um colchão de brita, envelopado com o geotêxtil MacTex® N 40.2, como elemento filtrante e separador.

Além do sistema drenante, no interior do paramento frontal da contenção foi prevista a instalação do geotêxtil MacTex N 40.2, como elemento filtrante/separador responsável também pelo alívio das poropressões geradas pelo solo ao tardoz da estrutura (figura 6).

Através de sondagens realizadas verificou-se que a fundação continha pontos com solos de baixa capacidade de suporte, podendo futuramente não apresentar a resistência necessária para suporte do aterro reforçado. Após proposto um projeto de instrumentação, foi possível avaliar o comportamento da contenção quanto a recalques, deformações de face e análise de esforços na fundação do prédio oeste.

Processo executivo

O projeto de instrumentação contemplou a utilização de células de pressão na fundação e no paramento frontal da contenção, com o objetivo de medir as tensões atuantes na fundação, bem como na face da estrutura. Ainda a fim de monitorar topograficamente a contenção quanto a recalques que poderiam ocorrer, foram previstos marcos superficiais que mediram as movimentações na base do Muro.

Maccaferri Solo Reforçado

Área de Construção do muro de contenção.

Maccaferri Solo Reforçado

Seção transversal do projeto – Geossintéticos aplicados na estrutura de contenção.

Foram previstos e instalados também inclinômetros, compostos de uma haste cilíndrica com ranhuras, que conduzem um sensor interno mediante um ângulo de inclinação que determina os deslocamentos horizontais ao longo da contenção, em função da profundidade do tubo inserido.

Veja o vídeo ilustrativo da obra: https://youtu.be/xSw7QTPWzSU

Conclusão

A contenção foi executada entre Janeiro e Agosto de 2012, de modo que o andamento da obra foi eficiente para o objetivo do cliente em ter a elevação da cota onde estariam os estacionamentos da Arena. Ainda após a conclusão da contenção, o guindaste responsável pela colocação da cobertura do estádio, iniciou a operação com sucesso. Assim, a implantação da contenção aliada à produtividade construtiva, foram eficazes para o cronograma da obra, atendendo às necessidades de Projeto.

Maccaferri do Brasil: http://www.maccaferri.com/br/