CBGE acontece em outubro no Rio Grande do Sul

CBGEA Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) realiza entre 18 e 21 de outubro a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental (CBGE) na cidade gaúcha de Bento Gonçalves (RS). O envio de trabalhos para avaliação pode ser feito até 30 de março por meio do site: www.abge.org.br/cbge2015. Também já estão abertas as inscrições com valores promocionais para quem quer participar do evento.

O formato proposto é o mesmo dos últimos Congressos da ABGE: Cursos pré-Congresso, Simpósios Temáticos com Sessões Técnicas e Mesas Redondas, Conferências, Visitas Técnicas Pós-Congresso, Apresentações Técnica de Patrocinadores e Espaço para Exposições de Empresas. Em paralelo haverá Reunião de Integração de Associações de Geologia de Engenharia e Ambiental da América do Sul.

CBGEO tema central do CBGE será “Geologia de Engenharia e Ambiental em Áreas Urbanas: A Chave para um Desenvolvimento Sustentável” e tem como objetivo promover um amplo debate sobre as demandas com as quais aos profissionais da Geologia de Engenharia Geotécnica e da Geologia Ambiental passam a se defrontar.

Do mesmo modo que nos congressos anteriores, temas como Investigações e Riscos em Obras de Engenharia devem ocupar um espaço privilegiado no evento. Além desses, a ABGE pretende, dentre outros assuntos, impulsionar a discussão sobre outros temas como Erosão Marinha, Fluvial e em Reservatórios de Barragens, avançando nos aspectos relativos à implantação de obras para contenção destes processos; problemas decorrentes da ocupação da Amazônia, assunto já objeto de discussão em outros eventos da ABGE, mas que, atualmente, embora ainda relativamente ausentes nos nossos congressos merece maior destaque na nossa comunidade técnica.

Para esta edição está confirmada a presença do geólogo Scott Burns, futuro presidente da IAEG. Scott é especialista em geologia de engenharia e ambiental, geomorfologia e Geologia do Quaternário. Trabalha com projetos que envolvem deslizamentos de terra e uso do solo, estabilidade de taludes, risco sísmico, inundações, dentre outras atividades. Scott foi professor da Universidade Estadual de Portland (EUA) durante vários anos, tendo também se dedicado ao ensino na Suíça, Nova Zelândia, Washington, Colorado e Louisiana (EUA). Além de todos esses atributos, Scott também é reconhecido especialista em terroir.

A ABGE espera contribuir para enriquecer e contextualizar as discussões, assim como para aprofundar os canais de transferência de conhecimento e tecnologia, solidificando a integração da prática com a teoria.

Datas Importantes do CBGE

  •  A partir de 20 de outubro de 2014: data inicial para envio de trabalhos;
  • Até 30 de março de 2015: limite para envio dos trabalhos;
  • Até 30 de março de 2015: inscrições com valores promocionais;
  • A partir de 18 de maio de 2015: envio do aceite dos trabalhos;
  • Até dia 10 de junho de 2015: para envio do trabalho final;
  • Até dia 10 de junho de 2015: um dos autores deverá estar com a inscrição paga;
  • A partir de 24 de junho de 2015: envio do aceite dos trabalhos com correção;
  • Até dia 2 de setembro de 2015: limite para envio do poster eletrônico.