Cobramseg recebe até 8 de janeiro inscrição de resumos

Cobramseg 2016Cobramseg inscrição de resumosAté 8 de janeiro de 2016 é possível submeter resumos para o Cobramseg 2016, e também aos 4 outros eventos que acontecem paralelamente de 19 a 22 de outubro de 2016, em Belo Horizonte (MG). Todas as informações podem ser encontradas na página http://cobramseg2016.com.br/index.php/autores-submissao-de-resumos/. O COBRAMSEG/SBMR é o mais importante evento da comunidade geotécnica brasileira, uma oportunidade única para apresentarmos e discutirmos os avanços e novos desafios que se impõem cada vez mais sobre a prática da Geotecnia no cenário atual.

A 18ª edição do COBRAMSEG (Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) acontecerá em paralelo ao 7º Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas, ao 7º Simpósio Brasileiro e 5ª Conferência Sul-Americana de Engenheiros Geotécnicos Jovens e a International Conference on Geo-Engineering Education – Shaping the Future of Geotechnical Education.

Entre os temas a serem abordados estão: Ensaios de Laboratório e Campo e Modelagem Física; Solos não Saturados, Expansivos, Colapsívies e Moles; Obras de Terra e Enrocamento; Fundações e Estruturas de Contenção; Geotecnia Ambiental; Geotecnia Aplicada à Mineração; Geossintéticos; Modelagem Numérica; Estabilidade de Encostas, Escorregamentos e Desastres Naturais; Análise e Gerenciamento de Riscos; Desempenho e Segurança de Obras Geotécnicas.

Nesta edição o Cobramseg celebra 62 anos e 50 anos desde que Belo Horizonte da edição que a capital mineira realizou o 3º Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos. Naquele ano a Geotecnia brasileira já mostrava claros sinais de sua importância no cenário mundial, quando o Professor Costa Nunes foi eleito vice-presidente da Internacional Society of Rock Mechanics (ISRM) na América do Sul, e Odair Grillo eleito Presidente de Honra da ABMS.

Ao se preparar para a realização da 18ª edição do COBRAMSEG, o Núcleo Minas Gerais mergulha em uma tradição histórica que se confunde com a do próprio país. Ao percorrer os primórdios da exploração mineral que batizou oestado, volta-se o olhar para a realização de um Congresso com grande foco em discussões e soluções inovadoras para o desenvolvimento de um futuro sustentável – buscando a continuidade e aperfeiçoamento da prática da Geotecnia de Mineração, primordial para o contínuo crescimento de nosso país. Neste sentido, escolhemos o tema “O Futuro sustentável do Brasil passa por Minas”, que remete à condição primordial de coexistência entre a exploração consciente de nossos maiores recursos naturais e a responsabilidade de desenvolvermos projetos que proporcionem uma melhor qualidade de vida para as próximas gerações que receberão este legado.

Para mais informações sobre o evento acesse: www.cobramseg2016.com.br