Caso de Obra – Construção de aterro sanitário com geossintéticos na Grande São Paulo

Aplicação da Geomembrana de PEAD sobre o GCL no Aterro Sanitário

Da Neoplastic – Foi executada aplicação de Geossintéticos para impermeabilização da Fase I da ampliação do Aterro Sanitário do Município de Santo André (Grande São Paulo). A ampliação do aterro se deu por conta do esgotamento da vida útil da área que estava disponível para disposição de resíduos. Esta fase em questão recebe resíduos de Classe II A (não inertes), apenas deste município.

Nesta área foram aplicados o Geocomposto Bentonítico (5 kg) e a Geomembrana de PEAD preta e lisa de 2 mm, visando uma impermeabilização de alta eficiência e Geotêxtil não-tecido de 300 g/m² e 600 g/m², servindo como proteção mecânica à camada impermeabilizante, além de ser utilizado, também, para execução do sistema de drenagem.

A aplicação do Geocomposto Bentonítico se deu sobre camada de 50 cm de solo compactado para atribuir maior proteção e substituir parte da camada de solo compactado, já que apresenta permeabilidade inferior.

25-aterrosantoandreneoplastic2Sob esta camada compactada, foi colocado sistema de drenagem de segurança, o qual irá controlar o nível do aquífero, permitindo a fuga desta água e evitando que prejudique o sistema de impermeabilização, exerce também, função de dreno testemunho. Estes drenos foram construídos no formato de espinha de peixe, sendo feito o uso de brita e do Geotêxtil não-tecido de 300 g/m², para filtrar sólidos finos que podem prejudicar o sistema de drenagem.

Diretamente sobre o GCL foi aplicada a Geomembrana de PEAD com espessura de 2 mm, conferindo menor permeabilidade ao sistema de acordo com a especificação do projeto. Após a aplicação da Geomembrana, foi instalado Geotêxtil nãotecido de 600 g/m², o qual irá evitar o contato direto da membrana com os resíduos descartados, conferindo proteção mecânica à membrana.

25-aterrosantoandreneoplastic3Sobre o sistema de impermeabilização, foi compactada nova camada de 50 cm de solo, garantindo maior proteção. Nesta última camada de solo, foi colocado sistema de drenagem de percolado, construídos da mesma forma que os drenos de segurança (testemunho), onde foi utilizado, novamente, o Geotêxtil não-tecido de 300 g/m².