
Professor Jean Pierre Gourc
Os professores doutores Jean Pierre Gourc (professor emérito da Université Joseph Fourier – França) e Delma Vidal (Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA) ministraram na quarta-feira, 14 de setembro, o curso sobre “Geossintéticos – Aplicações em aterros sanitários”. Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que durou o dia todo, no Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O mesmo curso também foi também apresentado por ambos na segunda-feira, 12 de setembro, na Faculdade de Engenharia da Universidad Diego Portales, de Santiago (Chile), ali recepcionado pelo IGS Chile.
Segundo a IGS Brasil, entidade que organizou o curso, a maioria dos presentes era de profissionais atuantes em diversos setores correlatos à aplicação de geossintéticos, mas também havia estudantes de pó-graduação da engenharia Civil da USP e do ITA. “Este assunto é muito interessante e requer muito cuidado em sua abordagem, uma vez que a construção de aterros na atualidade demanda o uso de diversos tipos de geossintéticos disponíveis e um conhecimento profundo de suas características e funções. É um assunto que já ganhou preocupação mundial e os geossintéticos são imprescindíveis para seu funcionamento”, explica Gourc.

Professora Delma Vidal apresenta as aplicações dos Geossintéticos
Os dois professores dividiram a abordagem do programa que perpassou por temas como caracterização dos resíduos sólidos, no qual Gourc falou sobre biodegração, caracterização física e hidráulica, biorreator anaeróbico e aeróbico, entre outros assuntos. Em seguida, Delma Vidal abordou conceitos gerais sobre aterros, como funcionamento e barreiras de confinamento. Na terceira parte, os professores apresentaram aos participantes os tipos de geossintéticos e funções associadas, com ênfase aos que são comumente usados em aterros, que têm funções como filtração, drenagem, impermeabilização e reforço. Nesta parte também abordaram questões como dimensionamento por função, durabilidade e problemas de instalação.
Na parte da tarde, os professores falaram sobre sistemas de impermeabilização com geossintéticos, no qual falaram sobre segurança ativa e passiva, princípios de equivalência, mecanismos de colmatação e disposição de efluentes líquidos. Por fim, falaram sobre sistemas de cobertura de aterros e barreiras laterais de taludes, abordando assuntos como coberturas impermeáveis e semipermeáveis, cobertura provisória e atenuação do efeito de assentamento, coleta de gás, estabilidade dos geossintéticos de impermeabilização, ancoragem de geossintéticos, controle de erosão, entre outros. Ao final, os participantes fizeram exercícios sobre dimensionamento de reforço de taludes e drenagem hídrica.