Educando Educadores apresenta intensa programação técnica e pedagógica

Professor Jorge Zornberg abordou os tipos e funções dos principais geossintéticos

O programa Educando Educadores, realizado IGS Brasil (Capítulo Brasileiro da Sociedade Internacional de Geossintéticos) com apoio da IGS, apresentou em seu primeiro dia (27 de julho) uma intensa programação técnica aliada à discussão de metodologias pedagógicas que facilitem o ensino sobre os geossintéticos. A professora doutora Maria das Graças Gardoni (UFMG) salientou que o professor universitário deve aprimorar seus métodos de ensino para conseguir dialogar com os alunos mais jovens e passar com eficiência conteúdos específicos como as características e aplicações dos geossintéticos.

Pela manhã, o professor Jorge Zornberg (Universidade do Texas em Austin) abriu a programação falando sobre o ensino de geossintéticos nos cursos de graduação e também sobre metodologia do curso, com aulas técnicas expositivas e aulas práticas com a utilização de técnicas pedagógicas. Em seguida, o idealizador do programa expôs uma aula de 50 minutos na qual abordou os tipos e funções dos principais geossintéticos.

A professora doutora Delma Vidal (ITA) enfocou sua palestra nas principais aplicações e propriedades das três principais famílias de geossintéticos, ensaios disponíveis e importantes , comportamento no tempo e especificação de geossintéticos. “Discutimos um pouco também o que deve ser considerado na especificação de projeto para que a obra com geossintético seja uma obra de qualidade”, afirmou Delma.

Na parte da tarde, os 26 participantes participaram da primeira oficina do evento no qual foram convidados a reconhecer os diferentes tipos de geossintéticos, suas propriedades e aplicações na engenharia. Em seguida, a professora doutora Maria das Graças Gardoni apresentou aula sobre Geossintéticos em Filtração e Drenagem. No final da manhã e da tarde, o professor Zornberg liderou as discussões pedagógicas de como ensinar aos alunos de graduação tais temas apresentados no programa.

A indústria também contribuiu com as discussões técnicas. Andre Prezenszky, da Braskem apresentou pela manhã palestra sobre Introdução aos plásticos para Geossintéticos. Petrucio José dos Santos Junior, gerente do Departamento Técnico da América Latina, da Maccaferri do Brasil, falou sobre Drenagem com uso de geocompostos apresentando casos de obras de campos esportivos.

À noite o grupo participou de uma confraternização no Restaurante Juscelino, em frente à Lagoa da Pampulha.