Trabalho analisa Quantificação de esforços em geomembranas com o aumento da disposição de resíduos

Visão esquematica do sistema de barreira de resíduo

O mestre em Geotenia, Gabriel Orquizas Mattielo Pedroso, e doutor em Engenharia Civil, Jefferson Lins da Silva, ambos da Universidade de São Paulo – São Carlos, trouxeram ao Cobramseg 2016 (realizado em Belo Horizonte, em outubro de 2016) a pesquisa sobre “Quantificação de esforços em geomembranas devido o aumento da disposição de resíduos”.

Segundo o trabalho, a geomembrana é o elemento-chave em grande parte das barreiras de controle e desvio de fluxo, porém um dos problemas associados a este material é a degradação por meio da exposição a agentes mecânicos, químicos, biológicos e hidráulicos, seja na fase de instalação ou durante a vida útil do aterro. Ainda, notam-se divergências de opiniões acerca da eficiência de algumas camadas de proteção, considerando a complexidade do sistema e seu desempenho.

Neste contexto, este artigo analisa numericamente, por meio do programa SIGMA/W, os esforços atuantes na geomembrana durante o processo de empilhamento dos resíduos em um aterro sanitário. O modelo do aterro sanitário é bidimensional e suas dimensões são compatíveis com um aterro com 50 m de comprimento e 12 m de altura. Os materiais utilizados na composição da camada de fundo que serve como sistema de barreira são, de baixo para cima, argila, geotêxtil não tecido, geomembrana e uma areia bem graduada.

Aterros sanitáriosO modelo simula a disposição dos resíduos sólidos em 4 etapas de enchimento do aterro sanitário, no qual cada etapa compreende 3 m de espessura de resíduos sólidos. A geomembrana foi modelada como um elemento de viga ancorada na crista do talude do aterro e os elementos de interface foram colocados entre os materiais utilizados no modelo (argila/geomembrana, geomembrana/areia e areia/resíduo sólido).

As simulações foram feitas a fim de examinar diferentes condições, como por exemplo: variabilidade dos parâmetros de resistência da argila, da areia e das interfaces, e diferentes valores de peso específico do resíduo sólido. Para cada combinação de simulação será avaliado o comportamento da geomembrana quanto a seu deslocamento, deformação e força axial. Os valores dos parâmetros necessários para a simulação numérica foram obtidos de resultados experimentais encontrados na literatura.

Para ter acesso à integralidade do trabalho clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.