Vias de acesso, especialmente para aplicações de petróleo e gás, requerem tecnologias de estabilização. Geossintéticos, como geogrelhas e geotêxteis, são frequentemente usados. Cada vez mais, estamos vendo também esteiras de construção poliméricas e geocélulas sendo usadas para a construção de estradas sobre solos moles.
GEOCÉLULAS
Na Colômbia, por exemplo, Ecopetrol precisou construir uma estrada de acesso de 2,6 km a um novo local de um poço. Os solos do local de CBR 0,5 eram muito fracos para suportar o pesado maquinário e equipamento de perfuração. Um grande número de caminhões ficou preso na lama.
A empresa tinha 90 dias para encontrar uma solução. A decisão foi tentar um sistema de confinamento geocelular e foram especificadas geocélulas EnviroGrid (da Geo Products LLC).
Geocélulas de 150 a 200 milímetros de profundidade permitiram uso do solo do local para aterramento enquanto ainda sendo suficientemente robusto para suportar o equipamento pesado no local de construção. Os painéis foram estendidos e preenchidos com uma mistura de solos granulares e seixo. O enchimento do material foi seguido diretamente por nivelamento e vibro-compactação. Uma vez instalada a estrada, canais foram criados nas laterais para permitir a drenagem lateral.
O projeto foi concluído 47 dias antes do previsto e a Ecopetrol foi capaz de começar a perfuração exploratória quase dois meses mais cedo do que o esperado.
ESTEIRAS DE CONSTRUÇÃO
Esteiras de construção poliméricas também estão sendo usadas em locais de exploração de petróleo e gás e construção em geral em toda a América do Sul e do Norte.
Solos fracos são problemas comuns para se ter acesso aos locais para exploração de petróleo e gás. Locais de construção exigem áreas de grande preparação para equipamentos pesados e armazenagem de materiais. Uma das soluções que estão sendo utilizadas são as esteiras de contrução GEOTERRA® e GEOTERRA® GTO (da Presto Geosystems).
Estes produtos poliméricos são muito leves. Eles são apenas cerca de 10% do peso de outros materiais poliméricos, mas eles proporcionam resistência similar. Por esta razão, podem ser entregues em lugares remotos, incluindo por helicóptero, de maneira mais eficiente.
Locais remotos de petróleo e gás na América do Sul, como os solos arenosos de petróleo na América do Norte, estão usando esses materiais. Um projeto de óleo e gás até construiu uma estrada de 17 km usando esteiras de construção. Parafusos coloridos foram usados para marcar as “faixas da rodovia” para aumentar a segurança do tráfego de equipamentos pesados.
O QUE VOCÊ ESTÁ USANDO PARA TER ACESSO A LOCAIS COM SOLOS MOLES?
Editor de Geosynthetica no Brasil, Bruno Pedroni, pode receber seu projeto e informações sobre seu geossintético. Entre em contato pelo e-mail Bruno@geosynthetica.net.