Estudo desenvolve método de cálculo de solo reforçado com geocélula

É de autoria do professor doutor José Orlando Avesani Neto, da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP e da Geo Soluções, o estudo para “Desenvolvimento de um método de cálculo de solo reforçado com geocélula e avaliação por meio de ensaios de placa de laboratório”, apresentado no Cobramseg 2008 (realizado em Goiânia, Goiás). Segundo ele, existem poucos modelos de cálculo de solos reforçados com geocélulas na literatura internacional, contudo, com deficiências que limitam sua aplicabilidade.

Apesar da utilização da geocélula em diversas áreas da engenharia geotécnica, como muro de arrimo, proteção de taludes contra erosão e revestimento de canais, este geossintético foi inicialmente concebido para melhorar a capacidade de carga do solo de forma.

Portanto, neste trabalho apresenta o desenvolvimento de um novo método de cálculo considerando os mecanismos de desenvolvimento da resistência tanto do solo de fundação como da geocélula. O método de cálculo proposto é verificado com resultados de ensaios de placa de laboratório conduzidos por diversos autores.

Os resultados indicaram que os valores calculados pelo presente modelo foram muito próximos daqueles obtidos pelos se adequando de forma satisfatória para diferentes características da geocélula (geometria e material de constituição), do solo de fundação e de preenchimento (diferentes tipos de areia e argila) e do formato do carregamento (placas circular, retangular e corrida), mostrando ser um método viável.

Para ter acesso à íntegra do trabalho, clique aqui.