Gestão de risco pauta o último dia de evento sobre Segurança de Barragens

Gestão de risco: Segurança de Barragens

Terezinha Espósito, professora da UFMG e coordenadora do curso de especialização em Geotécnica Ambiental. Crédito Carla Castro.

Gestão de risco: Segurança de Barragens

André Assis, presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS). Crédito Carla Castro.

Nesta sexta-feira, 27, último dia do 4º Simpósio sobre Segurança de Barragens e Riscos Associados um dos temas em destaque foi a gestão de risco que envolve a implementação e o acompanhamento de uma barragem. Coincidentemente, o estado de Minas Gerais, que tem sofrido as consequências da ruptura de uma barragem, conta com especialistas no assunto. Alguns deles abordaram a análise de riscos aplicadas a barragens, além de critérios e decisões cabíveis durante a após um episódio semelhante ao ocorrido no estado mineiro recentemente.

Conforme Joaquim Pimenta, da Pimenta Ávila Consultoria, para se avaliar os riscos inerentes a um projeto de barragem alguns aspectos são fundamentais. “É preciso analisar a valorização das consequências – sejam elas humanas ou danos ambientais, da probabilidade de possíveis rupturas através de erosão e de liquefação, por exemplo”.

A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do curso de especialização em Geotécnica Ambiental, Terezinha Espósito, a segurança nas barragens não passa sem a gestão de risco. “Para que o projeto tenha sucesso é necessário que se cumpram etapas, como por exemplo a descrição das ações a serem tomadas e a identificação dos riscos”. O especialista apresentou métodos de análise e formas de obter índices sobre a gestão.

Para André Assis, presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS), as incertezas são fontes de riscos. “O conceito de risco é um denominador entre a Engenharia e a sociedade. Quando falamos em barragens temos incertezas materiais, geológicas, geotécnicas e hidrológicas”, conclui Assis que palestrou sobre “Análises de Risco Probabilísticas Aplicadas a Barragens.

Com mais de 200 participantes, o 4º Simpósio sobre Segurança de Barragens e Riscos Associados aconteceu no Hotel Blue Tree Towers, em Porto Alegre. Durante os dois dias de atividade, especialistas de diversos estados brasileiros estiveram reunidos para debater questões em torno do segurança de barragens e a gestão dos riscos presentes nesse tipo de empreendimento.