Huesker lança software RingtracS no SEFE

Huesker RingTracS

Huesker RingTracS

Huesker RingTracS

A Huesker Brasil lança durante o 8º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia (SEFE 8), o RingtracS, um programa de dimensionamento estrutural de colunas granulares encamisadas com geossintéticos (Colunas Ringtrac®), desenvolvido pelo departamento de engenharia da Huesker na Alemanha. A ferramenta está sendo apresentada no estande da empresa durante o evento que acontece até 25 de junho, em São Paulo.

A gerente de engenheira da Huesker Brasil, Cristina Schmidt, conta que muitos projetistas expressaram o desejo de ter uma ferramenta de cálculo para auxiliar no desenvolvimento de projetos com a utilização de colunas Ringtrac.

Daí a ideia para o desenvolvimento do programa. “O dimensionamento estrutural das colunas Ringtrac® é embasado em uma formulação analítica extensa e que requer algumas interações numéricas para se obter o resultado final. O desenvolvimento das rotinas de cálculo em planilhas tradicionais como o Excel, por exemplo, é trabalhosa e demorada.

Assim, optou-se por implantar o método em um programa bastante amigável e de fácil navegação, que poderia ser utilizado de forma mais ampla por projetistas e consultores”, explica.

O software determina qual o espaçamento da malha de colunas e o tipo de Ringtrac® para seu reforço de forma a resistir às cargas verticais, permanentes ou temporárias, que atuam sobre as colunas.

O confinamento lateral insuficiente das colunas devido somente ao solo mole circundante deve ser compensado pela compressão dada pela camisa geossintética Ringtrac®, garantindo capacidade de suporte adequada à coluna granular. O programa permite também que sejam feitas análises paramétricas das configurações possíveis, variando-se o espaçamento da malha de colunas e o tipo de camisa geossintética. Assim, o projetista pode fazer o estudo da configuração mais interessante, técnica e economicamente.

O programa traz também um banco de dados com especificações técnicas dos diversos tipos deste produto fabricado pela Huesker, incluindo os fatores de redução parciais para cada modelo. Essa base de dados permite o acesso instantâneo às informações dos produtos, sem necessidade de consulta a outros documentos específicos do fabricante.

A ferramenta é de distribuição gratuita e pode ser baixada através do site http://www.ringtrac.com.br. Além da transparência quanto aos parâmetros adotados e hipóteses de cálculo, o RingtracS também permite que o usuário tenha grande liberdade para mudar os valores de entrada do programa.