Impermeabilização da Estação de Tratamento de Efluentes

Da Nortene – A obra em questão é o uma estação de tratamento de efluentes, constituída de lagoas de tratamento e biodigestores. O projeto inovador foi concebido especialmente para esta unidade e contempla o tratamento de todos os efluentes líquidos gerados no processo produtivo, desde a lavagem das batatas até o produto final da nova planta Bem Brasil Alimentos, situada em Perdizes (MG). Foi construído também um reservatório de água, para manter a fábrica ativa na ocorrência de crises hídricas.

A Bem Brasil Alimentos é a maior fábrica de batatas fritas congeladas do país, sua primeira indústria foi construída cerca de 10 anos atrás na cidade mineira de Araxá.  Em 2016 ocorreu a implantação da sua segunda unidade fabril, em Perdizes (MG). A estrutura de ambas as fábricas coloca a Bem Brasil Alimentos como líder de mercado de batatas fritas congeladas no Brasil.

Solução – A impermeabilização das lagoas de tratamento e fundo dos biodigestores foi realizada com a geomembrana PEAD lisa de 1,50mm. O revestimento das cúpulas dos biodigestores foi feito com Biomanta de espessura de 1,25 mm, concebida especialmente para cobertura de biodigestores, devido a sua flexibilidade e resistência. No reservatório de água foi utilizada geomembrana PEAD lisa de 1 mm.

Resultados – Todo o sistema foi impermeabilizado garante a proteção do lençol freático contra percolação de efluentes contaminados oriundos do processo produtivo. A geomembrana de PEAD tem ótimas resistências química e mecânica, é atóxica e apresenta baixa incrustação. A soldabilidade do PEAD é notória e imbatível entre os termoplásticos. A soldagem é térmica, em linha dupla por termofusão, resultando em soldas extremamente seguras, garantindo a estanqueidade do sistema.

A flexibilidade da Biomanta, utilizada nas cúpulas dos biodigestores, absorve as movimentações durante sua vida útil. Assim como a geomembrana de PEAD a Biomanta também tem ótima resistência química para resistir ao contato com gases e líquidos gerados no processo e resistência mecânica para resistir aos esforços de tração.

O processo de tratamento de efluentes vai devolver os elementos à natureza. As cascas das batatas retornarão como adubo à fazenda, para ser usado em culturas diversas. A água derivada do processo de depuração será utilizada para regar os jardins da fábrica.

A geomembrana de alta qualidade fabricada com matéria prima específica para esta aplicação fornecida pela Nortene em conjunto com o serviço de instalação realizado pelo instalador credenciado Revest garantiram o sucesso deste projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *