Luc Thorel fala sobre Aterro Reforçado com Estacas em SP

Luc Thorel, Aterro Reforçado com Estacas

Luc Thorel faz um resumo dos pontos que abordará na palestra.

Luc Thorel, ABMS

André Estevão, presidente da IGS Brasil, dá as boas vindas aos presentes e apresenta o convidado

Mais de 30 pessoas participaram na noite da quarta-feira, 24, da palestra do pesquisador fracês Luc Thorel, na sede da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) em São Paulo. Realizado pela Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS Brasil), com o apoio do Núcleo São Paulo e do Núcleo Rio de Janeiro da ABMS, teve foco nas pesquisas de Thorel sobre Aterro Reforçado com Estacas: modelagem em centrífuga.

Diretor da IFSTTAR-LCPC (Instituto Fracês de Ciências e Tecnologia de Transporte, Desenvolvimento e Redes), Thorel atualmente pesquisa temas relacionados à modelagem física em geotecnia, particularmente à centrífuga geotécnica. Vem trabalhando principalmente na interação solo-estrutura sob carregamentos complexos, incluindo aterros reforçados, fundações profundas e rasas.

Como pesquisa incluída no Projeto Nacional Francês Asiri (Melhoria do Solo por Inclusões Rígidas), o uso de geogrelhas para reforçar plataformas granulares para transferência de carga foi investigado experimentalmente através de modelagem em centrífuga. Nesta apresentação, ele demonstrou a metodologia utilizada e os resultados de um estudo paramétrico são apresentados.

A apresentação se repetirá na terça-feira, 1º, no workshop sobre os 20 anos de Estudos e Pesquisas em Geossintéticos no Rio de janeiro, que contará com a participação de nomes de destaque da pesquisa sobre geossintéticos no Brasil. O evento será realizado no Auditório Professor Moacyr Carvalho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Rua Fonseca Teles, 121, 5º andar, em São Cristóvão.

Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição (“lista de espera”) para garantir sua vaga. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através destes links: http://igsbrasil.org.br/inscricao?vagas=0&idpost=2268

– Bruno Pedroni, bruno@geosynthetica.net

GeoAmericas 2016