Caso de Obra – Muros de arrimo em situação de divisa em condomínio

GeoBlocoA_Tenda1Da Geo Soluções – O Grupo Gafisa (Construtora Tenda) é pioneiro em ideias como os bairros planejados e os condomínios-clube. O objetivo é investir em pesquisa para levar as melhores soluções em moradia a cada vez mais pessoas, sem comprometer o custo, a qualidade e a estética das obras. Por este motivo, a Geo Soluções é parceira do Grupo Gafisa desde 2010, visto que a Geo Soluções possui um elevado portfólio de soluções de corte/aterro e diferentes sistemas de faceamento. A obra Engenho Life, no Rio de Janeiro, foi composta por 3 empreendimentos de condomínios residenciais com grande necessidade de muros de contenções internas no empreendimento e em divisas.

GeoBlocoA_Tenda5

Detalhe a da instalação do geotêxtil atrás do muro

Desafio – O projeto exigiu soluções otimizadas, com alta produtividade na execução, no intuito de atender ao prazo de entrega do empreendimento ao cliente final. Além disso, foi necessário o uso de um sistema de contenção nas divisas que não comprometesse o espaço interno do empreendimento e nem invadisse o subsolo vizinho.

Projeto e Solução – A Geo Soluções apresentou como solução inovadora o sistema Geobloco A, que foi a alternativa perfeita para este caso, pois, como o muro é autoportante e dispensa a inclusão de reforços no subsolo, não houve a necessidade de invasão do subsolo vizinho e também não houve perda de área útil do empreendimento. Aliada a esses fatos, a estética final deste sistema foi fundamental para o empreendimento, gerando um muro de contenção com uma perfeita integração visual aos muros de vedação do empreendimento. Mesmo as contenções internas foram executadas com o sistema Geobloco A devido ao baixo custo obtido pela solução. No total, foram executados 7 (sete) muros com o sistema.

Resultados – O sistema Geobloco A permitiu a viabilização técnica e econômica da obra devido à possibilidade de execução de muro de arrimo em divisas, ao baixo custo da contenção, à versatilidade para situações de corte e aterro e à integração estética com o empreendimento.