Programa discute métodos pedagógicos para ensino de geossintéticos

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Professor Ennio Palmeira falou sobre Geossintéticos em Muros Reforçados

O segundo dia (28 de julho) do programa Educando Educadores, promovido pelo IGS Brasil e com apoio da IGS, teve aulas na quinta-feira (28) de Geossintéticos em Muros Reforçados (com o professor Ennio Palmeira); em Taludes íngremes (professor Jorge Zornberg); para Reforço de solos com baixa capacidade de suporte (professor Ennio Palmeira); e para Reforço e restauração de estradas (professor Jorge Zornberg). Intercaladas às aulas, fabricantes de Geossintéticos apresentaram casos de obras relacionados aos temas das aulas.

Victor Pimentel, da Geo Soluções, e Cássio Carmo, da Huesker, foram os responsáveis por exibir os casos de suas empresas. Após as aulas os participantes foram convidados a discutir como incorporar o conteúdo das aulas nas disciplinas de graduação.

Oficina realizada na quinta-feira

A oficina realizada na quinta-feira provocou os participantes trabalharem em grupo, fazendo projetos com geossintéticos, simulando os papéis de cliente e fornecedor dentro do projeto. Diante de uma obra de engenharia previamente determinada, os grupos apresentaram projetos completos usando geossintéticos onde deveriam ser contemplados os tipos de geossintéticos, propriedades de cada um deles e suas respectivas funções.

Na sexta-feira (29), terceiro dia do evento, a professora Maria das Graças Gardoni deu a aula sobre Geossintéticos para aplicações ambientais (processos erosivos, resíduos e rejeitos de mineração) e a professora Delma Vidal falou sobre Geossintéticos para obras hidráulicas, como barragens, canais, reservatórios, entre outros. Carlos Centurión, da TDM Brasil, apresentou na manhã casos de obras relacionados com os temas das aulas.

A oficina da tarde do terceiro dia teve cunho pedagógico, fazendo um balanço das técnicas pedagógicas vivenciadas no curso, proposta de uma rede de apoio mútuo e pré-planejamento de ensino para a disciplina que abordam geossintéticos.