PUC-Rio promove seminário “Barragens de Rejeitos: Lições Aprendidas”

O curso de pós-graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio promove na terça-feira (13), às 16h30, o seminário inaugural tendo como tema “Barragens de Rejeitos: Lições Aprendidas”. O evento está marcado para o auditório professor Del Castilho da universidade.

O encontro contará com a participação de alguns dos principais especialistas brasileiros nessa área, que irão apresentar as lições que a comunidade técnica e o país extraíram dos recentes acidentes, como os engenheiros Flavio Miguez, Alberto Sayão, Sandro Sandroni, Paulo Franca, Bruno Neves, Joaquim Pimenta de Ávila, Carlos Henrique Medeiros e Jean Pierre Remy, além da experiente jornalista Cristina Serra, que produziu várias reportagens sobre o acidente de Mariana.

Realizado pela ABMS, Academia Nacional de Engenharia (ANE) e Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), o evento será o último para análises e debates sobre os recentes acidentes envolvendo barragens de rejeitos e também sobre a Norma de Barragens. Ao todo, foram analisados sete acidentes, desde dezembro de 2015, que ocorreram em São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Portugal e dois no Rio de Janeiro. O relatório de conclusão dos consultores será apresentado durante o seminário.

O encontro tem o apoio das empresas Huesker e Maccaferri. A inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente no local do curso.

Segue a programação completa:

16h30 – Recepção e inscrições (gratuitas)

16h40 – Abertura: PUC-Rio, 9

17h – Acidentes recentes: engenheiro Bruno Neves (Light), jornalista Cristina Serra

17h20 – Novidades da Norma: engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila (CBDB)

17h30 – Apresentações dos engenheiros Carlos Henrique Medeiros (CBDB), Leandro Costa Filho (LPS), Paulo Franca (F&Z Projetos), Sandro Sandroni (SEA), Jean Pierre Remy (Mecasolo)

18h30 – Debates: coordenação dos engenheiros Flavio Miguez (UFRJ) e Alberto Sayão (PUC-Rio)