Programa Setorial de Qualidade de Geotêxteis é apresentado na Brazil Road Expo

A palestra sobre Qualidade dos Geossintéticos, Brazil Road Expo 2016A palestra sobre Qualidade dos Geossintéticos, Brazil Road Expo 2016Entre as apresentações mais aguardadas da Sessão Técnica Fundações e Geotecnia do Congresso da Brazil Road Expo (que aconteceu de 29 a 31 de março, em São Paulo) esteve a palestra sobre “Qualidade dos Geossintéticos Associada a Patologias das Obras de Geossintéticos e Programas de Controle e Melhoria da Qualidade do Setor”, com o engenheiro Fabrício Zambotto, coordenador do Comitê Técnico de Geossintéticos da Abint (Associação Brasileira das Indústrias de Não-tecidos e Tecidos Técnicos), junto da engenheira Vera Fernandes Hachich, sócia gerente da Tesis, empresa responsável pela implementação do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Geotêxteis Não-tecidos do Ministério das Cidades.

Zambotto abriu a apresentação falando sobre os Geossintéticos e suas funções, caracterizando cada qual não apenas por funções, mas principalmente por seu desempenho diante de determinadas demandas.  “O nosso papel é identificar qual é a característica adequada e que esperamos para o Geossintético ser utilizado da melhor forma possível para que não haja falhas no projeto”, explicou Fabrício Zambotto, que sustenta que todas as características de cada Geossintético têm de estar impressa nas instruções de instalação para que seja adequado para o fim que será empregado. “Para contribuir com a especificação de desempenho, temos diversos aspectos, como normas (que o Brasil já dispõe para a maioria dos Geossintéticos), indústria com produção de qualidade, o Comercial e Projeto e Obra, dentre os quais os mais críticos são os três últimos”, afirma o executivo. Segundo ele, por ser a Obra a finalização de um ciclo, onde se pode fazer o controle técnico e comercial do emprego de Geossintéticos, que o Comitê Técnico de Geossintéticos da Abint teve a iniciativa de criar o Programa Setorial de Qualidade, onde diversos segmentos da engenharia civil têm este sistema de qualidade, focado neste primeiro momento nos Geotêxteis.

A parceira que está fazendo a gestão técnica do projeto é a Tesis – Tecnologia e Qualidade de Sistemas em Engenharia Técnica Ltda., do qual Vera Fernandes Hachich é sócia gerente. O PSQ de Geotêxteis faz parte do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, do Ministério das Cidades. Segundo Vera, o Programa Setorial da Qualidade tem por principal objetivo elaborar mecanismos específicos que garantam que os geotêxteis não-tecidos comercializados no Brasil apresentem desempenho satisfatório, atendendo às necessidades dos usuários e não prejudicando a isonomia competitiva entre fabricantes.

Através das ações do programa, tão logo sejam formados os históricos de resultados de ensaios dos produtos-alvo que estão sendo avaliados, deverão ser publicadas as relações de empresas qualificadas e não qualificadas. A divulgação da relação de empresas não conformes será realizada também a partir dos históricos e do não atendimento à normalização de especificação.