Caso de Obra – Reforço de Taludes e Controle de Erosão com Fortrac 3D

Da Huesker Brasil – A solução de reforço de cobertura com Fortrac 3D, geogrelha tridimensional da Huesker, foi adotada nos trabalhos de recobrimento e controle de erosão dos taludes de corte na área de implantação do condomínio Industrial San Jose II em Cotia (SP), empreendimento da Santailufa Investimentos.

A fim de se ganhar o maior espaço de terreno possível, os taludes de corte foram projetados com inclinação bastante verticalizada. Os taludes de corte, que chegavam a quase 10m de altura, foram projetados com 70° de inclinação.

O Fortrac 3D é uma excelente solução para o reforço e estabilização de cobertura de taludes superfícies inclinadas, evitando escorregamentos na interface. Sua estrutura tridimensional não só garante a boa capacidade de ancoragem e interação com solo, mas também garante que o material de cobertura não deslize, mesmo em superfícies muito inclinadas.

A aplicação de hidrossemeadura, neste caso, sem um sistema de contenção da cobertura, era inviável. O Fortrae3D-30 foi então especificado pela Brugger Engenharia, empresa de consultoria geotécnica nesta obra. A geogrelha tridimensional foi projetada para desempenhar a função de reforço da capa vegetal instalada através da aplicação de Flexterra®.

O Flexterra é um composto entrelaçado de fibras de madeira reciclada, fibras sintéticas biodegradáveis, biopolímeros retentores de umidade e partículas microporosas para retenção de nutrientes. Este composto é uma hidromanta de alto desempenho que controla a erosão e propicia a revegetação, garantindo a proteção do talude até que a vegetação se estabeleça.

Para garantir a estabilidade da geogrelha Fortrac 3D, apenas uma vala de ancoragem executada na crista dos taludes foi suficiente, não sendo necessária a instalação de grampos ou tirantes em níveis intermediários na face do corte.

Após a colocação da geogrelha, o Flexterra foi aplicado hidraulicamente em um processo de elevada produtividade, tendo sido finalizada integralmente em um único dia a cobertura de 2.500m² de área de face. Atualmente os taludes encontram-se completamente vegetados e protegidos e a solução empregada apresentou pleno sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *