São Paulo terá Curso Básico de Geossintéticos em Junho

Professor doutor Fagner Alexandre Nunes França, da UFRN

Professor doutor Fagner Alexandre Nunes França, da UFRN

A IGS Brasil promove em 6 de junho o Curso Básico de Geossintéticos em Obras de Engenharia, desta vez na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O responsável será o professor doutor Fagner Alexandre Nunes França. O curso é voltado para profissionais e estudantes das áreas de engenharia civil, ambiental e sanitária, que atuam em projeto, ensino, gerenciamento, construção e fiscalização de obras de infraestrutura.

Durante o curso os participantes conhecerão os principais tipos de geossintéticos, suas funções e propriedades importantes; também serão abordados os conceitos básicos associados a aplicações em obras viárias, de terra, hidráulicas e de proteção ambiental.

Formado em Engenharia Civil pela UFRN (2004), com Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Geotecnia pela EESC-USP, França é atualmente docente do curso de Engenharia Civil da UFRN e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Membro da IGS Brasil, coordena o Núcleo Jovem da associação, e desenvolve pesquisas e atividades didáticas vinculadas ao tema geossintéticos

O curso acontece das 8h às 18h (almoço das 12h às 14h). As inscrições podem ser feitas pelo site da IGS Brasil (www.igsbrasil.org.br). A Poli-USP fica na Avenida Professor Almeida Prado, 83, sala S-28, anfiteatro do prédio de Engenharia Civil e Ambiental, na Cidade Universitária, São Paulo.

Conheça o Programa do curso:

  • Tipos e Funções dos geossintéticos;
  • Ensaios e Propriedades de geossintéticos;
  • Comportamento de longo prazo e Especificação;
  • Geossintéticos em obras de Proteção Ambiental: sistemas filtro-drenantes, controle de erosão superficial, canais e reservatórios, disposição de resíduos;
  • Geossintéticos em Obras Viárias: estruturas de solo reforçado, aterros sobre áreas com baixa capacidade de suporte, construção e restauração de pavimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.