Seminário reúne especialistas sobre Geossintéticos na Pavimentação

Para encerrar as atividades de 2017 com chave de ouro, a IGS Brasil promoveu em 7 de dezembro o seminário Geossintéticos na Pavimentação, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP). O concorrido evento contou com a presença de 70 participantes como profissionais, projetistas, estudantes e consultores que trabalham nesta área de pavimentação.

O objetivo do seminário é discutir temas relacionados à aplicação de geossintéticos na pavimentação, como questões de interesse para o desenvolvimento de projetos nesta área, abordando características dos materiais e de suas aplicações sob perspectivas teóricas e práticas. Os geossintéticos nestas obras são utilizados no reforço, separação, drenagem, filtração, alívio de tensões, entre outras funções.

Quem abriu o evento foi a engenheira Paloma Gentil Fialho, coordenadora de Projetos Viários da Dynatest Engenharia, que falou sobre “Avaliação estrutural e funcional de pavimentos”. A especialista abordou na palestra métodos e equipamentos usados para avaliação funcional e estrutural de pavimentos. Paloma salientou que estas avaliações são importantes por produzem um inventário funcional, que geram processos corretivos anterior aos trabalhos de reforços estruturais, e inventário estrutural, no qual é feito o dimensionamento de soluções de restauração. Também estas avaliações permitem o estabelecimento de locais prioritários para intervenções, além de afetar custos de tempo de viagem e operacionais dos usuários.

Em seguida, o doutor Guillermo Montestruque falou sobre a “Importância do ‘Crack Activity Meter’ na Restauração de Pavimentos com Geossintéticos”. Por meio de casos práticos, Montestruque trouxe ao público aspectos de projetos para restauração de pavimentos com trincas e defeitos por meio da aplicação de geotêxteis e geogrelhas.

Após o intervalo, o engenheiro e especialista em obras viárias Marcos Jabor abordou tema “Drenagem profunda e drenagem de pavimentos, sua importância para a vida útil do pavimento”, dando ênfase na aplicação de geossintéticos em substituição a técnicas tradicionais foi apontada como uma das soluções para prolongamento da vida útil do pavimento.

Já o professor doutor José Leomar Fernandes Junior falou sobre conceitos relacionados a diversos modelos de dimensionamento de pavimentos sob o ponto de vista da qualidade.

Confira as fotos do evento: