O Comitê Brasileiro de Tuneis (CBT) da Associação Brasileira de Mecânica de Solo e Engenharia Geotécnica (ABMS) promove na terça e quarta-feira (1 e 2 de dezembro) a segunda edição do Simpósio Internacional de Impermeabilização de Estruturas Subterrâneas, que acontece no Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120), em São Paulo.
As geomembranas são cada vez mais protagonistas na impermeabilização e revestimento de tuneis no país. Devido a sua versatilidade de formulação, é possível obter diferentes materiais para aplicações específicas de impermeabilização de subsolos, reservatórios, lajes e coberturas, e tem aplicação em obras de infraestrutura como túneis, barragens, estações ferroviárias e de metrô.
Eivind Grov, presidente da Novergian Tunneling Society, Laurence Hall, diretor e gerente de engenharia de solo da Normet Internacional, Stefan Lemke, gerente de mercados internacionais da Sika Services AG e Yuuichi Mikami da CGC Japão são alguns palestrantes internacionais já confirmados para participar do simpósio. Entre os temas discutidos durante o evento estão os aspectos formais da impermeabilização em túneis e obras subterrâneas, aspectos contratuais, responsabilidades e custos, drenagem em túneis, desempenho e vantagens de membranas projetadas, entre outros.
Na exposição técnica, a Sansuy apresentará sua geomembrana de PVC indicada para impermeabilização e revestimento de obras subterrâneas, pois pode ser acomodada conforme o relevo e efetuar com facilidade o revestimento e acabamento junto a colunas, vigas, ralos, tubulações, cantos e rodapés.
Para mais informações sobre o evento acesse www.simes2015.com.br.