Os acadêmicos Flávio Henrique de Souza e Silva e Luiz Paulo Vieira de Araújo Junior, das Faculdades Integradas de Araraquara (SP), e Jean Lucas dos Passos Belo e Jefferson Lins da Silva, da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, (SP) trouxeram ao Cobramseg 2015 uma “Simulação numérica do recalque de uma estrutura de solo mole reforçado com geossintéticos”, com objetivo de apresentar o uso do programa GeoStudio/2012, como ferramenta auxiliar, para estimativa da melhoria da capacidade de carga em solos moles, a partir do uso de geossintéticos como materiais de reforço.
O estudo visa uma comparação acerca de combinações de materiais poliméricos, buscando a melhoria de capacidade de carga de solos moles, principalmente quando da inviabilidade de retirada e substituição desses por outro solo mais resistente, evitando a ruptura por colapso do solo ou recalque excessivo. O uso do software SIGMA/W, para fins de pesquisa, pode auxiliar os profissionais ligados à área de melhoria de solos, demonstrando resultados semelhantes aos obtidos em laboratório e campo.
A simulação numérica foi comparada com resultados experimentais encontrados na literatura, considerando uma camada de areia apoiada sobre solo mole. A camada de areia foi analisada em três situações: sem reforço, reforçada apenas com geocélula e reforçada pela combinação de geocélula e geogrelha. As geocélulas possuíam alturas de 5, 10 e 15 cm. A combinação de geocélula e geogrelha permitiu uma melhoria ainda mais significativa no desempenho do solo.
Em se tratando de resultados em curto prazo, sabe-se que os softwares são ferramentas muito úteis para obter resultados de maneira segura, desde que, estes sejam utilizados de forma correta, com parâmetros reais e dados coerentes. Para que sejam realizados os experimentos em laboratório, o tempo demandado para obter os resultados, certamente, seria muito maior que o tempo utilizado para realizar essas simulações. Estima-se que para cada ensaio citado aqui, custaria ao profissional da área, aproximadamente uma semana, entre montagem de toda a estrutura envolvida e a realização do ensaio. Já com o uso da ferramenta, esse tempo pode ser bastante reduzido e trazer resultados confiáveis.
Para ter acesso à íntegra do estudo acesse aqui.